Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Novos pedidos de libertação de Liu Xiaobo no aniversário de 55 anos

PEQUIM - Defensores dos direitos humanos voltaram a exigir a libertação do Nobel da Paz Liu Xiaobo, o dissidente chinês que completa 55 anos nesta terça-feira em uma penitenciária do nordeste da China. Grande figura do movimento em defesa da democracia da Praça da Paz Celestial (Tiananmen) em 1989, este intelectual foi condenado no Natal de 2009 a 11 anos de prisão por "subversão", por ter sido um dos autores da "Carta 08", um pedido de democratização da China.
A ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD), uma rede baseada em Hong Kong de militantes dos direitos humanos, anunciou que "aproveita a ocasião para desejar um feliz aniversário a Liu Xiaobo e pedir mais uma vez sua libertação imediata e incondicional".
Liu Xiaobo, único Nobel da Paz preso no mundo, se tornou no dia 8 de outubro o primeiro cidadão chinês a vencer o prêmio.
Como ele e sua família não foram autorizados a comparecer à cerimônia de entrega do prêmio no dia 10 de dezembro, em Oslo, foi representado simbolicamente por uma cadeira vazia.
A CHRD recordou em um comunicado que este é o primeiro aniversário que Liu Xiaobo passa na penitenciária de Jinzhou, na província de Liaoning (nordeste), e que nos dois anos anteriores também não teve condições de celebrar o aniversário em liberdade. Em 2009 ele estava detido em Pequim pouco depois da condenação e em 2008 estava sob vigilância policial fora da capital chinesa.
jornal do brasil,28-12-2010

Sem comentários:

Enviar um comentário